quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

FELT - UM GÉNIO CHAMADO LAWRENCE...




Felt foi o projeto do enigmático britânico Lawrence Hayward, conhecido apenas como Lawrence, cantor e compositor que transformou a sua longa obsessão pela música de Tom Verlaine e Television num impressionante catálogo de gemas de pop minimalistas e, mais tarde, de estrelato e culto. A ideia era lançar dez álbuns e dez singles em dez anos. A primeira gravação, "Index", foi produzida por Lawrence sózinho no seu quarto com um leitor de cassetes portátil, lançado em 1979, com um som primitivo, impressionista, e que estava em forte contraste com a solenidade elegante da época (Lawrence era visto com uma postura de "novo puritano", de rejeição de álcool, tabaco e drogas). O disco contém 4 minutos de guitarra a solo e alguns quase inaudíveis resmungares, mas para grande surpresa, foi considerado o "Single of The Week", na extinta revista Sounds!, e como resultado tornou-se num objecto de pródigos elogios da crítica, levando a um contrato com a editora Cherry Red.

Lawrence, de seguida, torna "Felt" uma banda, apesar de ter sido sempre visto como o seu projecto pessoal, na verdade, o seu controlo foi sempre tão absoluto que segundo uma história, o baterista original Race Tony foi despedido porque tinha o cabelo encaracolado! Após uma série de tentativas falhadas, o grupo estabilizou com Maurice Deebank na guitarra e Gary Ainge na bateria, gravando em tempo recorde em 1981 o álbum Crumbling The Antiseptic Beauty. A vinda do classicamente-treinado Deebank para a banda, permitiu perceber um nível de interação da guitarra semelhante à da dupla Tom Verlaine/Richard Lloyd dos Television , e a voz suavizada de Lawrence trouxe a comparação com outro ícone da cidade de Nova York, Lou Reed.

Depois de mais um EP, The Splendour of Fear, em 1984, os Felt gravaram o muito aguardado LP The Strange Idols Pattern and Other Short Stories, também em 1984. Nesta altura o grupo aumentou, com a inclusão do teclista Martin Duffy, antes de gravar em 1985, Ignite the Seven Cannons. O produtor foi Robin Guthrie, e incluiu a sua companheira dos Cocteau Twins, Liz Fraser, como convidada no single "Primitive Painters", atingindo grande êxito nas tabelas indie britânicas. Apesar do sucesso, um atrito interno no grupo -Lawrence e Ainge ficaram apenas os dois em palco a dar um desastroso concerto de improviso num festival, após Deebank e Duffy sairem abruptamente - e, finalmente culminando com a saída definitiva de Deebank da banda antes do lançamento em 1986, de Ballad of The Band, o primeiro EP para a nova editora Creation.

Na sequência da saída do guitarrista, em 1986, é lançado Let the Snakes Crinkle Their Heads To Death, um álbum pequeno e instrumental, que incluía belos "pedaços de guitarra", que mais pareciam inacabados. No seu seguimento, vem Forever Breathes The Lonely Word, aquele que seria aclamado como a obra-prima dos Felt. Em 1987, Mayo Thompson produziu o EP Poem of the River, também ele considerado uma obra prima. Em 1987, regressa Guthrie, para a produção do mini-álbum The Final Resting Of The Ark, mostrando um lado diferente da música dos Felt. The Pictorial Jackson Review e Train Above the City - o último dos quais nem sequer incluía Lawrence, este apenas títula as músicas - em 1988, e Me and a Monkey on the Moon em 1989, o último álbum que sai na subsidiária da Cherry Red, Él, para que Lawrence cumpra o seu projecto no tempo previsto, anunciam o fim definitivo do projecto pessoal de Lawrence.

Durante este periodo, lançaram alguns dos mais belos, expressivos e essenciais discos do seu tempo, mas nunca receberam o reconhecimento de que as suas canções mereciam. Aqui ficam os dez álbuns e os dez singles que Lawrence idealizou... em dez anos!

DISCOGRAFIA

ÁLBUNS

1981 - Crumbling Th Antiseptic Beauty DOWNLOAD
1984 - The Splendour Of Fear DOWNLOAD
1984 - The Strange Idols Pattern and Other Short Stories DOWNLOAD
1985 - Ignite The Seven Cannons DOWNLOAD
1986 - Let The Snakes Crinkle Their Heads To Death DOWNLOAD
1986 - Forever Breathes The Lonely Word DOWNLOAD
1987 - Poem Of The River DOWNLOAD
1988 - The Pictorial Jackson Review DOWNLOAD
1988 - Train Above The City DOWNLOAD
1989 - Me and a Monkey On The Moon DOWNLOAD

SINGLES/EP'S

1981 - Something Sends Me To Sleep Single DOWNLOAD
1982 - My Face Is On Fire Single DOWNLOAD
1983 - Penelope Tree 12" DOWNLOAD
1984 - Mexican Bandits Single DOWNLOAD
1984 - Sunlight Bathed The Golden Glow EP DOWNLOAD
1985 - Primitive Painters 12" DOWNLOAD
1986 - Ballad Of The Band EP DOWNLOAD
1986 - Rain Of Crystal Spires EP DOWNLOAD
1987 - The Final Resting Of The Ark EP DOWNLOAD
1989 - Space Blues EP DOWNLOAD













4 comentários:

  1. Puta merda malandro!!! Essa foi a descoberta do ano! OBRIGADO!!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Guardo o FELT como uma das 5 bandas mais significativas de minha trajetória como apreciador da música pop. Possuo em vinil os 6 primeiros álbuns da banda. Tenho um blog chamado http://amizadevinil.blogspot.com onde há uma resenha para o disco "Let the snakes...". Convido a todos. AH, e quase me esqueci de dizer. A canção "Serpent shade" é meu instrumental favorito dos anos 80. Lawrence conseguiu - mesmo após o fim da banda - o reconhecimento que merecia quando na ativa...Saudações!

    ResponderEliminar