quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

JOY DIVISION


Estamos no ano de 1977, na cidade industrial de Manchester, localizada no norte de Inglaterra, os amigos de infância Bernard Albrecht (posteriomente adopta o nome de Bernard Sumner) (guitarra), Peter Hook (baixo), Ian Curtis que era uma presença constante nos concertos de rock da cidade, mais o baterista Stephen Morris, o único a responder a um anúncio colocado numa loja de discos, resolvem criar uma banda de nome Warsaw.

Ian Curtis tinha um gosto musical vasto e eclético, influenciando a formação musical dos outros músicos, apresentando-lhes discos de Lou Reed,  Iggy Pop e Kraftwerk. Nesta altura começam a dar concertos na sua região, em conjunto com outras bandas.

No ano de 1978 dá-se a mudança do nome do grupo para Joy Division, "divisão do prazer ", referindo-se às zonas destinadas às mulheres judias obrigadas a prostituir-se nos campos de concentração nazis durante a segunda guerra mundial. A escolha do nome foi de Ian Curtis, que era obcecado por tudo o que fosse alemão.

Em 1978 lançaram um EP, contendo quatro músicas chamado " An Ideal For Living ", gravaram um LP para a RCA que nunca chegou a ser lançado, o grupo rejeitou a produção e os sintetizadores que foram adicionados posteriormente à gravação. O disco tornou-se disponível em cópias piratas podendo ser encontrado com o nome de "Warsaw ".

Em 1979 lançam o álbum Unknown Pleasures com o produtor Martin Hannett, que extraiu uma sonoridade sombria,  densa e misteriosa. No disco estavam incluídas as memoráveis She's Lost Control, Shadowplay e New Dawn Fades, com as esperiências electrónicas, uma bateria impiedosa, rifs de guitarra, e com a certeza de um dos maiores poetas que o rock já teve.

Nos seus concertos, ficavam a tocar às escuras, destacando-se a dança maníaca de Ian Curtis, que sofria de epilepsia, repetindo de maneira inconsciente os movimentos dos seus ataques. Os seus fieis admiradores vestiam-se como na Alemanha dos anos 40. Alguns desses concertos foram registados em vídeo, com o nome Here Are The Young Men.

Em 1980, devido a problemas de saúde de Ian Curtis, foram cancelados vários concertos, inclusivé uma tourné americana de 3 semanas, que estava prevista para iniciar em Maio, mas o grupo nunca chegou a embarcar.

No dia 18 de maio de 1980, Ian Curtis representou o seu ultimo acto, e foi encontrado morto em casa por enforcamento com uma corda de estendal de roupa. Os motivos prováveis para o seu suicídio foram a sua epilepsia cada vez mais constante e o términos do seu casamento, mas Curtis falava obsessivamente da morte a ponto de antecipar o seu próprio suicídio nas letras de In a Lonely Place, "Um lugar de paz ", talvez fosse o lugar que ele precisava. Esta música, bem como Ceremony, nunca chegaram a serem editadas pelos Joy Division, e sim mais tarde pelos New Order. Quando o single Love Will Tear Us Apart saiu em Maio, a banda alcançou pela primeira vez o Top 20 britânico.

Em Junho de 1980 lançam a sua obra prima, o álbum Closer, (fica aqui a pergunta : perto do quê?). A banda sempre esteve envolta num grande mistério, tudo em Closer é enigmático, a capa, as letras, e sobretudo o som. O disco foi gravado numa abóbada de estuque, especialmente construída com a finalidade de conseguir a ressonância de uma capela. O som é vazio e distante, com sintetizadores estranhamente colocados, e a voz de Curtis soando de um maneira cavernosa. O álbum inclui as faixas The Eternal, Isolation e a memorável Decades. O single Atmosphere é outra pérola que também demonstra muito bem o vazio, com enfase nos sintetizadores. Closer também entrou para o top 20 britânico e ironicamente os Joy Division atingiram a sua maior popularidade depois de Curtis ter morrido, que nunca chegou a ver o sucesso que desejava para o grupo. O lançamento do álbum Still, em 1981, com músicas já gravadas em estúdio e a gravação do último concerto, aumentou ainda mais o mito em torno da banda. Os restantes elementos da banda numa necessidade de esquecer a trajédia deram início a uma "Nova Ordem ", New Order.



Sem comentários:

Enviar um comentário