domingo, 7 de fevereiro de 2010

FIELDS OF THE NEPHILIM


Os Fields Of The Nephilim são uma banda de rock gótico, que começou a dar os primeiros passos no início da década de 80, a sul de Londres. A formação original do grupo – Carl McCoy na voz, Paul Wright na guitarra, Tony Pettitt no baixo, Nod Wright na bateria e Gary Whisker no saxofone – gravou apenas um EP (o raríssimo «Burning The Fields», de 1985), mas percebeu-se desde cedo que eventualmente acabariam por dar que falar. Inspirado liricamente pelo mito de Cthulhu, pela mitologia suméria e por Aleister Crowley, Carl McCoy, cara e mentor do projecto, explorava uma abordagem apocalíptica ao imaginário visual dos western spaghetti de Sergio Leone e essa conjugação de elementos, aliada a uma sonoridade que misturava rock gótico, metal e também algum psicadelismo bem obscuro, deu ao quinteto a sua personalidade muito própria.

Os singles «Power» e «Preacher Man», apoiados em imponentes actuações ao vivo, permitiram-lhes dar os primeiros passos em relação ao estatuto de culto que conquistaram finalmente com a edição do seu primeiro registo de longa-duração, em 1987. «Blue Water», single retirado de «Dawnrazor», marcou a estreia dos Fields Of The Nephilim na tabela de vendas do Reino Unido e, com ajuda de uma primeira digressão europeia, espalhou em mais larga escala a identidade mórbida, mística, sombria e misteriosa personificada por McCoy e companhia. A popularidade do grupo aumentou ainda mais com a edição de «The Nephilim» em 1988 e, dois anos depois, «Elizium» permitiu-lhes estabelecerem um culto a nível mundial.

Confirmando rumores de instabilidade no seio do colectivo, Carl McCoy anuncia o seu abandono em 1991 e os Fields Of The Nephilim separam-se depois de dois concertos de despedida em Londres. O disco ao vivo «Earth Inferno», o vídeo «Visionary Heads» e a colectânea «Revelations» são editados a título póstumo, enquanto McCoy grava «Zoon» com os Nefilim e os seus ex-companheiros se envolvem numa série de novos projectos – Rubicon, Last Rites – que não fizeram grande história. A 15 de Agosto de 1998, McCoy e o baixista Tony Pettitt anunciam o seu plano de recuperação dos Fields Of The Nephilim e, dois anos depois, é editado o single «One More Nightmare (Trees Come Down)».

A banda, cuja formação ficava agora completa com músicos dos Nefilim, dá então os primeiros concertos em nove anos, mas quando o álbum «Fallen» chega aos escaparates os dois membros fundadores já se tinham desentendido novamente e o vocalista demarcou-se rapidamente do lançamento. Depois de mais alguns anos de silêncio profundo, «Mourning Sun», o quatro álbum “ a sério” dos Fields Of The Nephilim, é finalmente editado a 28 de Novembro de 2005 – 15 anos após o lançamento de «Elizium» a banda volta ao activo com uma atitude ainda mais dura.

Formação actual: Carl McCoy - Voz Tom Edwards - Guitarra Gavin King - Guitarra Lee Newell - Bateria Snake - Baixo

DISCOGRAFIA

1985 - Burning the Fields [EP]   DOWNLOAD
1986 - Power [EP]   DOWNLOAD
1986 - Returning To Gehenna [EP]   DOWNLOAD
1987 - Blue Water [EP]   DOWNLOAD
1987 - Preacher Man [EP]   DOWNLOAD
1987 - Dawnrazor  Pt1:  DOWNLOAD   Pt2:   DOWNLOAD
1988 - Moonchild [EP]   DOWNLOAD
1988 - The Nephilim   DOWNLOAD
1989 - Psychonaut [EP]   DOWNLOAD
1990 - For Her Light [EP]   DOWNLOAD
1990 - Sumerland [EP]   DOWNLOAD
1990 - Elizium   DOWNLOAD
1991 - Laura [EP]   DOWNLOAD
1991 - Earth Inferno [Live]   Pt1: DOWNLOAD   Pt2: DOWNLOAD
1994 - Revelations [Compilação]   Pt1: DOWNLOAD   Pt2: DOWNLOAD
2000 - One More Nightmare [Single]   DOWNLOAD
2001 - Burning the Fields [EP]   DOWNLOAD
2002 - From The Fire [EP]   DOWNLOAD
2002 - Fallen   Pt1: DOWNLOAD   Pt2: DOWNLOAD
2005 - Mourning Sun   DOWNLOAD

COLISEU DO PORTO - 06.02.2010 FANTÁSTICO!!!

Aqui vão alguns links de videos do concerto...

From the fire - coliseu porto - 06/02/10

One more nightmare - coliseu porto - 06/02/10

Moonchild - coliseu porto - 06/02/10

Enjoy!!!


3 comentários:

  1. Pow essa banda é a bana mais soturna, obscura que eu conheço. Ai sim é um gothic Rock de verdade não as merdas que existem hj. Sergio vc sta de parabens valeu mesmo. vc sabe aonde posso encontrar esses eps originais ? Se vc soubr me fala blz um abrass. K2y

    ResponderEliminar
  2. Boas.
    No Ebay costumam aparecer alguns EPs, e a bom preço! Vai estando atento...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Excelente banda. No cenário gótico, considero o FOTN como referência!

    ResponderEliminar