sexta-feira, 8 de junho de 2012

ECHO & THE BUNNYMEN: "THE KILLING MOON"


As origens da banda remontam ao final dos anos 70, quando Ian McCulloch, Pete Wylie e Julian Cope formam os The Crucial Three. Em 1977, Wylie e Cope deixam o grupo para criar os Teardrop Explodes e os Whah!, respectivamente.

Em 1978, McCulloch, juntamente com Will Sergeant, criam o duo Echo, utilizando uma caixa de ritmos em substituição da bateria. No mesmo ano, o baixista Les Pattinson junta-se à banda, e realizam o seu primeiro concerto ao vivo no clube Eric, em Liverpool, com o nome Echo & The Bunnymen.

No ano seguinte, em 1979, a banda lança o primeiro single, Pictures on My Wall, e o sucesso deste dá-lhes um contrato com a editora Korova. O baterista Pete de Freitas entra para o grupo.

Em 1980, gravam o primeiro álbum de originais, Crocodiles. Shine So Hard, um EP lançado no outono do mesmo ano, tornou-se o primeiro êxito a quebrar o Top 40 do Reino Unido. Com o segundo ábum, Heaven Up Here (1981), o grupo começou a ganhar força, graças a críticas positivas, tendo alcançado o Top Ten do Reino Unido. Dois anos depois, Porcupine apareceu, tornando-se o maior êxito da banda, (chega ao #2 das tabelas do Reino Unido), bem como o lançamento do single "The Cutter", que atinge o Top Ten. Heaven Up Here e Porcupine, dão reconhecimento aos "Bunnymen".

O álbum de 1984, com o single Killing Moon, entra, mais uma vez, para o Top Ten das tabelas, atingindo a quarta posição, no Reino Unido, e entrando para o Top 100, nos EUA. Ocean Rain foi lançado no mesmo mês, tendo sido aclamado pela crítica, chegando a #4 no Reino Unido.

O ano seguinte foi um ano tranquilo para a banda, que lançou apenas uma nova música, "Bring on the Dancing Horses", que foi incluída na compilação "Songs To Learn and Sing". Pete De Freitas deixou a banda no início de 1986, sendo substituído pelo ex-baterista dos Haircut 100, Mark Fox. Mas em Setembro, de Freitas volta ao grupo.

Os Echo & the Bunnymen reapareceram com novo material no verão de 1987, lançando o single "The Game" e um álbum auto-intitulado. Tornou-se o maior hit americano, chegando ao número 51, e também foi um sucesso no Reino Unido, atingindo o #4. No entanto, o disco indicava que o grupo estava numa nova fase de exploração musical.

No final de 1988, McCulloch deixou a banda para seguir carreira a solo, e o resto da banda decidiu continuar sem o vocalista.

A tragédia chega à banda no verão de 1989, quando De Freitas morre num acidente de viação (RIP Pete).

Depois de uma fase em que McCulloch lançou álbuns a solo, McCulloch e Sergeant formaram os Electrafixion, lançando o seu primeiro álbum em 1995. Em 1997, a dupla voltou a trabalhar com Pattinson, regressando os Echo & the Bunnymen, com o álbum Evergreen.

O novo milénio trouxe os Echo & the Bunnymen de volta ao básico. A imprensa britânica elogiou o talento da banda, tendo esta percebido como encontrar a faísca para o seu novo álbum, Flowers, editado na Primavera de 2001. Segue-se "Live in Liverpool", um disco ao vivo, que regista 2 concertos, em Liverpool, durante a tour de Flowers.

Em 2005 sai Siberia, McCulloch e Sergeant juntm-se ao produtor Hugh Jones para o esforço mais clássico da banda desde o seu regresso, em 1997.

Em 2010, a banda lança o seu último álbum, The Fountain.

Sem comentários:

Enviar um comentário