quarta-feira, 13 de junho de 2012

EINSTÜRZENDE NEUBAUTEN: MÚSICA DE "FÁBRICA"


Um concerto realizado em 1 de Abril de 1980 (não, não é mentira!!!), no lendário clube de Berlim "Moon" é considerado o nascimento oficial dos Einstürzende Neubauten. Uma festa de aniversário que teve lugar em 1 de Abril de 2010, no célebre clube de Berlim "Tresor", expressou claramente que os Einstürzende Neubauten, estão ainda entre os vivos mesmo depois de 30 anos do êxtase musical mais intenso.

Blixa Bargeld, N.U. Unruh e FM Einheit declararam guerra a todos os hábitos auditivos convencionais, com o lançamento do seu álbum de estreia "Kollaps", em Novembro de 1981. Tremendamente intenso e ruídoso, ritmicamente ritual anti-pop, foi oferecido como um antídoto para os assustados, massas paralisadas ​​e media-sedados. Foi feito a partir de uma junção cuidadosa de um conjunto de instrumentos, construídos na sua maioria de material roubado numa sucata, e do do-it-yourself, a partir de peças de aço, barris, furadeiras, martelos, serras e uma guitarra elétrica desafinada.

O monstro do som que despertou para a vida, foi coroado pelos gritos e textos febris de Bargeld, impregnados por fantasias apocalípticas que giram em torno da ruína e destruição, doença, queda e morte. Precisamente esta mistura não-conformista, seria o lançar da pedra fundamental para um entendimento completamente novo da música, que iria influenciar inúmeras bandas principais pop, como Depeche Mode, Nine Inch Nails, Marilyn Manson e Rammstein.

Nos anos seguintes, a equipa de peritos musicais, aumentou com Alexander Hacke e Chung Mark, e continuou a expandir os seus pioneiros experimentos de campo de som com os álbuns altamente estilizados "Zeichnungen des Patienten OT" (1983), "1/2 Mensch" (1985 ), "Fünf auf der nach oben offenen Richterskala" (1987) e "Haus der Lüge" (1989), que também se tornaram marcos da cena Industrial.

As seções de ruído eruptivas foram empregadas com crescente economia e as estruturas musicais começaram a conformar-se mais e mais às formas convencionais. Canções como "Armenia", "Yu-Gung (Futter mein Ego)", "ZNS" ou "Feurio!" Uma geração inteira em forma e ainda hoje continuam a servir como plantas freqüentemente copiados para a arte do som experimental e desempenho de som. Embora os media os dispensassem no início como bizarros, a curiosidade  "Walled City", os Einstürzende Neubauten rapidamente se estabeleceram como uma banda aclamada internacionalmente representando a cultura atual e pop.

Após amplas experiências com projetos de teatro em colaboração com renomeados diretores e dramaturgos, como Peter Zadek, Heiner Müller ou Leander Haussmann, que foram euforicamente recebidos pela imprensa, os Einstürzende Neubauten, finalmente, abriram um novo capítulo de som criativo descobrindo atividades com " Tabula Rasa "(1993)," Ende Neu "(1996)," Silence Is Sexy "(2000) e" Perpetuum Mobile "(2004). Aqui, os contrastes entre o forte e suave ruído, e harmonia são empurrados para os limites dos espectros de freqüência. Sustentado por um enganoso, silencioso e perfurada mansidão, em canções como "Die Interimsliebenden", "Stella Maris" ou "Die Befindlichkeit des Landes," o chefe ideólogo Blixa Bargeld revela-se no auge de suas líricas obras criativas: Cryptic, ponderando em torno dos cantos e arestas,. Na primeira década do novo milénio, os Einstürzende Neubauten foram a primeira banda em todo o mundo, só a fazer uso da Internet com tanto sucesso, para montar os seus fãs e do grupo de suas atividades.

Assim, a partir de 2002, os Neubauten criaram o site oficial www.neubauten.org, um epicentro da atividade musical - do tipo nunca visto dantes. Produções de álbuns inteiros foram financiados em três etapas, através de um modelo de assinatura baseada nos chamados "defensores". Um fã podia assistir às sessões de gravação por web cam durante os dois primeiros álbuns "Supporter" (2002/2005) e, além disso, foram convidados pela banda a comentar, e até mesmo para fornecer influência, eventualmente em conversa direta com membros da banda. A série "Musterhaus" (uma coleção de álbuns experimentais verdadeiramente para além de qualquer valor comercial) também foi distribuído da mesma maneira, através de subscrição disponível exclusivamente no site. O projeto foi descontinuado em 2007. A fase IV não está na agenda.

O destaque na história inédita dos Einstürzende Neubauten, é marcado pelo aparecimento profundamente simbólico da banda em Berlim "Palast der Republik" em 4 de novembro de 2004 - a antiga sede do poder da República Democrática Alemã. O material impressionante ao vivo, como por exemplo, reforçado de fundo por um coro de 100 homens na canção "Grundstueck", foi publicado pouco depois do álbum"Grundstueck", entusiasticamente recebido, incluindo um DVD com o mesmo nome (2005), bem como no DVD "Palast der Republik" (2006). Em 2007, a prova da eficácia duradoura de longo prazo, o Einstürzende Neubauten, a terapia de filo-acústico apareceu mais uma vez.

Após uma bem sucedida tour pelo Reino Unido, numa extensa tour mundial com o álbum "Alles wieder offen" (2007) e seu mais recente lançamento "Juwelen" (2008), o maduro avant-garde All-Stars apresentaram-se numa luz que nunca antes foi acompanhado pela sua intimidade e fragilidade. Blixa Bargeld, Alexander Hacke, N.U. Unruh, Rudolf Moser e Jochen Arbeit superaram completamente a doença do ex-muro de Berlim e as suas visões apocalípticas e desejo de morte, e vícios desde os primeiros dias, há muito tempo que pertencem ao passado. Enquanto isso, um espírito inventivo incansável ainda é movido pelo desejo, mesmo incrivelmente quente e os Einstürzende Neubauten vão continuar a pesquisar mais sobre a sua eterna busca por um som ainda por descobrir.

Sem comentários:

Enviar um comentário