sexta-feira, 8 de junho de 2012

VIOLENT FEMMES: O NASCER DO PUNK FOLK


Os Violent Femmes são uma banda americana de rock alternativo, formada em Milwaukee, Wisconsin, em 1980. Eles são conhecidos por lançar as bases para o punk folk. A banda tinha quatro membros: o cantor, guitarrista e compositor Gordon Gano, Brian Ritchie baixista e dois bateristas, Victor DeLorenzo e Guy Hoffman. Gano anunciou o fim do grupo em 2009.

História

Primeiros anos e primeiro álbum (1981-1983)

Os Violent Femmes foram fundados pelo baixista Brian Ritchie e pelo baterista Victor DeLorenzo. Tornaram-se uma banda de pleno direito, com a chegada de Gordon Gano, vocalista e guitarrista. Nos primeiros tempos, a banda tocava frequentemente em cafés. Foram descobertos por James Honeyman-Scott (dos Pretenders) em 23 de agosto de 1981, quando a banda foi tocava na esquina de uma rua em frente ao Teatro Oriental, em Milwaukee, onde mais tarde naquela noite, actuariam os The Pretenders. Chrissie Hynde convidou-os a desempenhar um set acústico breve, após o ato de abertura. A banda assinou contrato com a Slash Records e lançou um álbum auto-intitulado que tinha gravado em Julho de 1982. A música era uma combinação inovadora da música popular americana e punk rock, e comumente referida como "folk-punk". As letras eram os temas comuns de desejo para o sexo, amor e carinho. O grupo ganhou rapidamente seguidores, e nunca se desviou para o comercialismo mainstream. Algumas músicas que ganharam reconhecimento incluem "Add It Up", "Blister in the Sun", "Daddy Gone", "Kiss Off" e "Please Do Not Go". O álbum de estreia foi disco de platina de 10 anos depois do seu lançamento.

Anos mais tarde (1984-1992)

Após o álbum de estreia, lançaram Hallowed Ground, que passou o grupo para um som de música country e introduziu temas espirituais. O seu terceiro álbum, The Blind Leading The Naked, produzido pelo colega de Milwaukee, Jerry Harrison dos Talking Heads, era mais popular e pop, resultando numa pequena batida com "Children of the Revolution", originalmente dos T.Rex. O grupo desfez-se rapidamente, com Gano a lançar um álbum em 1987, o resultado de um projeto paralelo. Ritchie também lançou vários LPs a solo. O grupo voltou a juntar-se no final de 1988, gravando “3”, um retorno ao som despojado. Why Do Birds Sing? foi lançado em 1991, após a banda ter assinado com a Reprise e contou com outro hit, "American Music".

Pós-Delorenzo anos (1993-1998)

Em 1993, DeLorenzo partiu do grupo para projetos a solo. Guy Hoffman, anteriormente dos Oil Tasters and BoDeans, foi trazido para a tour que viria a ser um dos mais vendidos, a colectânea “Add It Up” (1981-1993). Ao longo dos próximos nove anos, os Femmes, com Hoffman, gravou cinco CDs completos e um punhado de medidas pontuais para bandas sonoras de filmes, como "I Swear It (I Can Change)" do South Park: banda sonora Bigger, Longer & Uncut, e outros projetos de compilação. O primeiro álbum de estúdio completo com Hoffman na bateria, New Times (Elektra Records), foi lançado em 1994, e a banda teve outro hit com a canção "Breaking Up". Rock!!! (Mushroom Records) foi lançado em 1995 apenas na Austrália, e depois tornou-se disponível nos Estados Unidos.

A história recente e o fim da banda (1999-2008)

“Viva Wisconsin”, um álbum ao vivo, foi lançado nos Estados Unidos em 1999, pela editora independente Beyond, e foi seguido por Magnet Anormal em 2000. “Something's Wrong” (2001), um álbum de faixas de estúdio inéditas, covers, demos e acústicas performances ao vivo foi lançado como um álbum MP3 somente através da eMusic. Em 2002, a Rhino Records reedita o álbum de estreia de 1983, com demos e faixas ao vivo, para coincidir com uma reedição do 20 º aniversário. DeLorenzo pediu para voltar para o que era para ser uma tour de despedida, restabelecendo assim a formação original.

2005 viu o lançamento de duas colectâneas de trabalhos anteriores? um CD chamado Permanent Record: The Very Best de Violent Femmes sobre Slash / Rhino e um DVD, Permanente - Live & Otherwise, da Rhino, que apresenta um concerto de 1991, juntamente com muitos dos vídeos do grupo. O CD é o primeiro registo que reconhece todos os quatro músicos e suas contribuições no mesmo disco.

Depois da tour de promoção do “Freak Magnet”, Gano decidiu que eles deixariam de fazer música nova, mas a banda iria continuar a dar concertos, na maioria reservados. Na véspera de Ano Novo de 2005, e num concerto em Janeiro de 2006, todos os quatro membros dos Violent Femmes tocaram juntos.

Em 2007, Ritchie e Gano irritaram-se com a venda de direitos de publicidade para o clássico "Blister in the Sun" de Hambúrgueres da Wendy.

Ritchie abriu um processo contra Gano em agosto de 2007, procurando obter metade da propriedade da música dos Femmes.. Muitos especularam que isto levaria à separação da banda. No entanto, em 2008, a banda lançou um cover de "Crazy" de Gnarls Barkley, que anteriormente tinha feito um chover para "Gone Daddy Gone".

Em 2009, Gano afirmou que "os Violent Femmes acabaram", ao anunciar uma nova parceria com o ex-membros dos Bogmen e Bill and Ryan Brendan.


Sem comentários:

Enviar um comentário